Arquivos e outros

6 cuidados antes de enviar um arquivo para impressão digital na MidioStore


A impressão digital da MidioStore oferece múltiplas possibilidades de personalização e se destaca por produzir peças em um curto prazo, garantindo uma projeto exclusivo e com acabamento de excelência.

Porém, a impressão de qualquer material gráfico, exige certos cuidados para que tudo saia da maneira esperada, primeiro, deve procurar uma empresa de impressão digital com ótima procedência, a fim de garantir um serviço de qualidade.

Além de se preocupar em ter escolhido uma boa empresa de impressão digital, atente-se ao enviar o arquivo para impressão, de maneira que revise todo o material e verifique se precisa de alguma alteração.

A recomendação é pedir a ajuda para um revisor e assim garantir que não tenha nenhum erro de digitação ou ortográfico, assim, será possível evitar maiores prejuízos. Além do conteúdo, analise as questões técnicas relacionadas a conversão das imagens, cores e resolução.

O que checar antes de mandar um arquivo para a  impressão digital

Conversão das imagens

A conversão das imagens é algo que geralmente traz problemas, isso porque, as pessoas esquecem de transformar a fonte em vetores ou não embuti-las no arquivo.

Portanto, é importante saber que todas as imagens devem ser convertidas, como tif, jpg, png, etc, e não em vetores, caso contrário, as transparências e sombreados podem ter sua qualidade comprometida.

Por isso, para evitar o transtorno do seu material ser recusado, alterado, ou até finalizado de maneira errada, lembre-se de como é fundamental fazer essas conversões.

 

Cores e Resolução

Existem vários padrões de cores utilizadas na criação de imagens. Embora, a variedade seja grande, na impressão gráfica o ideal é utilizar o CMYK, que compõem as cores ciano, magenta, amarelo e preto.

Ao utilizar o CMYK será possível evitar surpresas ligadas as cores e resolução das imagens impressas. Além de garantir uma melhor resolução, não terá possíveis dores de cabeça relacionadas a qualidade das imagens.

Quando o arquivo para impressão ainda estiver no estágio de criação, fique atento na área que ele ocupa. Caso seja um espaço grande, prefira imprimir preto (K) 100% com pequena porcentagem em uma das outras cores - cerca de 20% de Ciano (C), por exemplo. Já em textos, certifique-se que o preto é realmente preto: K 100% sem nenhuma outra mistura de cor.

Também fique atento para que as imagens e os elementos gráficos tenham, no mínimo, 300 dpis. Esse número pode variar de acordo com o meio em que será veiculado, ou seja, a resolução de impressão de um outdoor será diferente da de um cartão de visita, por exemplo.

Certifique o tipo de material que será impresso

Sabemos que existem diversos tipos de materiais que podem ser impressos, por isso, antes de mandar o arquivo para impressão, certifique-se em qual tipo de papel seu projeto será impresso.

Não se esqueça também de verificar a necessidade de utilizar algum outro tipo de material como plástico, tecido ou superfícies metálicas, pois isso também impacta na criação e finalização da arte.

Evite usar alguns efeitos

Evite usar efeitos como degradês, blends e sombras dentro do programa no qual você está finalizando o arquivo para impressão, pois são estruturas muito complexas e elevam o tamanho do arquivo, o tempo de renderização e o tempo de impressão.

Dê preferência para a aplicação de qualquer efeito gráfico e filtros dentro do software de tratamento de imagem e aplique a imagem no arquivo final como um bitmap.

Junte todos os arquivos em uma única pasta

Durante da criação da sua arte, organize todos os arquivos utilizados como imagens, fontes e textos em uma mesma pasta para o envio do documento, pois eles também deverão ser enviados para e empresa de impressão digital, juntamente com o arquivo para impressão.

Para maiores dúvida, entre em contato com a equipe de atendimento da MidioStore atendimento@midiostore.com.br ou (43) 2105-4388.



Laminação:

É uma fina camada plástica fosca que reveste o cartão, conferindo resistência e durabilidade, além, é claro, de deixá-lo muito mais sofisticado.

Verniz Total:

É uma camada de tinta sem pigmento (transparente) aplicada na fase de acabamento para conferir sofisticação e proteção ao impresso. Possui característica brilhante, acetinada ou fosca.

UV Total Frente:

O verniz total brilho valoriza o material com brilho e lisura, sendo ousado e discreto ao mesmo tempo. ... Em alguns casos, é chamado de verniz UV devido ao seu método de secagem que ocorre através da exposição à radiação ultravioleta.

Laminação Fosca Frente e verso:

A laminação fosca é excelente para quem procura qualidade e ótimo acabamento.

Verniz Localizado:

O verniz localizado pode ser aplicado nos textos do cartão ou em imagens/logo desde que o papel seja couchê fosco.

Verniz Total:

É aplicação de uma película de verniz em toda face do cartão, dando um brilho e deixando a superfície mais lisa. Muito utilizado em papel couchê.

Meio Corte: 

Usado geralmente para adesivo, é um processo utilizado para dar acabamento ou efeito ao material. Crie a arte do seu adesivo dentro dos padrões da empresa e faça o desenho da faca para definir onde será feito o meio-corte. 
Clique aqui para download do gabarito adesivo.

Meio corte Reto: 

Usado geralmente para adesivo, o corte seria reto, mas assim como meio corte defina linhas de corte e de segurança. 
Clique aqui para download do gabarito adesivo.


Quando falamos de impressão, o melhor formato para enviar seu arquivo é o PDF para impressão. 


Um arquivo fechado pronto para mandar para as impressoras sem perigo de alterações, erros e problemas de cor.

 
Entretanto também aceitamos formatos como .AI, .PSD, .JPG e .CDR (neste caso, converter em curvas e mandar JPG para conferência).


O que significa a gramatura de 300g, 250g, 115g, 145g, 80g?

Esses valores se referem à gramatura ou densidade do papel (peso de uma folha de 1m²). Quando maior a gramatura, maior a rigidez e a espessura do papel. O bloco de notas, por exemplo, precisa de um papel mais fino, para escrita: 80 g/m². Os cartões de visita, por outro lado, utilizam um papel mais rígido, com 300g/m².
Existe diferença entre gramatura e espessura do papel?

Sim, o a diferença é as duas coisas não estão diretamente relacionadas. A gramatura equivale à massa, representada em metros quadrados, que é composta por celulose + aditivos + cargas.

Já a espessura é definida pela distância entre as faces inferior e superior do papel e é expressa em micras (μm). Existem variações de espessura entre as diferentes marcas de papel, que são determinadas pela compactação das fibras das folhas. Isso provoca a sensação de que papéis de marcas distintas aparentam gramaturas diferentes.

O QUE É CMYK

A cor é um fator muito importante para quase tudo na vida, seja na industria da moda, na tecnologia ou na comunicação visual. Para entender um pouco mais sobre cor você precisa entender a diferença entre os principais sistemas de cores disponíveis no mercado. Eles são três: CMYK, RGB e Pantone.


 Significado de CMYK - significadosweb.com.br

 

O CMYK é uma abreviação do sistema formado pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black), ela é uma cor subtrativa, ou seja, ela é uma cor pigmento. As cores pigmento, como o nome sugere, são formadas de pigmentos sólidos que quando sobrepostos tendem a ficar cada vez mais escuros. Isso acontece porque a cor que vemos é apenas um reflexo da luz que incide sobre o pigmento, e uma vez sobrepostos esses pigmentos refletem menos luz, até haver uma ausência total dela, que é o preto.

 

Este sistema é o principal sistema de cores utilizado pelas indústrias gráficas para material impresso. Além das três cores primárias, também é preciso do preto, ele é essencial para definir os detalhes da imagem, e porque K e não B, de black? Este K, vem de do inglês "Key" que significa "chave". O preto é a cor chave para definir o tom das outras cores, ou seja: para conseguir um amarelo mais escuro, adiciona-se o preto, por exemplo. Nem todas as cores podem sem impressas através deste sistema, algumas só serão possíveis com a adição de uma cor pantone, como veremos mais adiante.


 Descubra a diferença entre RGB e CMYK | Designers Brasileiros

 

RGB
Lembra que falamos lá no cmyk que ele era uma cor pigmento porque refletia a luz? Bem agora falaremos do RBG, que também é uma abreviação mas só que desta vez de Red (vermelho), Green (verde) e Blue (blue). Ao contrário do CMYK que é cor pigmento, o RGB é cor luz, portanto é uma sistema de síntese aditiva, ou seja, se projetarmos o azul, verde e vermelho (RGB) a sobreposição, duas a duas, dessas cores, irão resultar em cores primárias (magenta, amarelo, azul ciano), e a sobreposição das três  juntas resulta o branco. Isso acontece porque, como as cores são a luz propriamente dita, ao juntar todas elas iremos emitir mais luz, e a junção de todas as cores de luz resulta na luz branca, assim como as cores do arco-íris são resultantes da separação da luz branca. 

O sistema RGB é usado nos objetos que emitem luz, como por exemplo esta tela que você está usando no momento para ler este post, TV'S, câmeras, etc. As cores são obtidas neste sistema através de uma escala que vai de 0 a 255, quando todas estão no máximo (255, 255, 255) o resultado é a cor branca (máxima presença de luz), e quando todos estão no menor valor (0,0,0) o resultado é a cor preta (máxima ausência de luz)

 


Para garantir melhor qualidade da impressão final nossa equipe analisa todos os arquivos enviados para impressão. Algumas vezes o arquivo é incapaz de ser impresso por falta de sangria, as cores estão em RGB, a qualidade da imagem é baixa entre outros fatores. Sempre quando ocorre esse tipo de situação, entramos em contato diretamente com o cliente, pedindo o reenvio do arquivo, influenciando assim no prazo de entrega final da impressão.


ENCADERNAÇÃO CAPA DURA

Outro método muito utilizado para encadernar livros e revistas é a capa dura. O processo consiste, basicamente, em utilizar um material feito em papelão como capa e, depois, o encapar com outro tipo de papel que sirva para essa finalidade.
Para que a junção de todas as folhas seja feita, é preciso colar ou costurar o miolo e, posteriormente, juntá-lo à capa, finalizando o processo de encadernação.
Lembrando que o procedimento permite não apenas que a capa tenha a cor que você desejar, como também o logotipo de sua empresa ou qualquer outra imagem impressa de sua escolha.

ENCADERNAÇÃO GRAMPO

É um método simples e muito utilizado em revistas. O procedimento se resume a grampear as folhas com um equipamento especial. De forma resumida, o miolo é preso à capa com o uso de grampos.
O método não é indicado para papéis de alta gramatura e volumes com uma quantidade grande de páginas, já que isso pode dificultar a dobra e prejudicar o acabamento do material.

ENCADERNAÇÃO DORSO COLADO

Na encadernação com lombada quadrada, existem diversas maneiras de realizar a colagem do miolo. O método mais tradicional é com cola PUR.

ENCADERNAÇÃO OTABIND

A maioria dos livros tentarão retroceder ao abrir. Isso ocorre porque as páginas estão coladas à capa por toda a lombada e a capa não quer ficar aberta a menos que você quebre o vínculo da espinha, abrindo o livro. Quebrar a lombada, é claro, incentivará as páginas a cair.
O nome genérico para a solução Ota-Bind para este problema é estabelecer ligação plana. (Deve, claro, ser plana Ota-Bind, que foi patenteado pela primeira vez por uma empresa finlandesa, a Otavia, em 1981, trabalha na verdade aplicando uma segunda mini-capa antes de colocar a principal, então que as páginas individuais estejam afixadas na capa interna e flexível, não na capa apropriada. A capa não está colada na área da lombada para que as páginas do livro possam se afastar da capa quando o livro é aberto. Dada essa etapa extra, o Ota-Bind custa mais do que a ligação básica, mas para muitos livros essa permanência é tão importante que o custo é justificável.